BATIZANDO SEU FILHO(A)

TEMPO PRÉ-NATAL

Visitas aos futuros pais (mães gestantes). Encontro celebrativo com os futuros pais.

TEMPO PRÉ-BATISMAL

Acolhida aos pais que buscam o batismo (os pais podem ser acolhidos pelo agente responsável pelo setor paroquial – contato prévio com o preenchimento do cadastro da família).

CELEBRAÇÃO DO BATISMO

• Durante a celebração eucarística
  • Em horário específico para o rito
  • Após a celebração eucarística (com apresentação do batizando no início)

É essencial preocupar-se com a preparação da celebração do sacramento do Batismo com a devida dignidade para que se internalize o mistério.

TEMPO PÓS-BATISMAL

Apresentação do neobatizado em uma celebração dominical.

O Batismo é personalizado com 3 encontros de 1 hora, realizados na família da criança.

PREPARAÇÃO PARA PAIS E PADRINHOS

• A preparação PERSONALIZADA para pais e padrinhos é realizada em três MOMENTOS, com agendamento prévio na secretaria.
  • A preparação é específica para o batizado de cada criança. Para um novo batizado será necessária uma nova preparação (para pais e padrinhos).
  • As inscrições devem ser feitas antecipadamente na secretaria do Santuário.
  • Quanto aos padrinhos: se casados (neste caso, casados na Igreja Católica), é necessário apresentar a certidão de casamento no religioso; se solteiros, é necessário apresentar a lembrança do sacramento da confirmação (crisma).
  • Contribuição para a celebração taxada em R$ 30,00.
  • Colaboração para a igreja:  taxa de R$ 5,00 por pessoa.
  • Padrinhos de outra diocese e necessário apresentar o comprovante ou declaração da formação (ou “curso”).
  • Para alguém poder assumir o múnus de padrinho requer-se: tenha completado 18 anos de idade (16 com autorização do pároco), seja católico, confirmado e leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

• Cópia da certidão de nascimento da criança;
  • Certidão de casamento no religioso (para padrinhos casados) ou certidão de crisma (para padrinhos solteiros) – estes documentos devem ser solicitados na paróquia onde os sacramentos foram celebrados;
  • Comprovante de residência.

HORÁRIOS DOS BATIZADOS

Os batizados são realizados aos 3º sábados, às 14h e 16h (até 7 crianças por horário, conforme agendamento na secretaria).

Eventualmente, as datas da preparação de pais e padrinhos podem sofrer alterações, devido a feriados e dias santos. A combinar com as catequistas do batismo

Pedimos antecedência de no mínimo 10 dias para marcar o batismo.

Este Santuário caminha em unidade com a Arquidiocese de Curitiba e as diretrizes expedidas pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba.

Para mais informações entre em contato com a secretaria paroquial telefone 41 3027-1051.