DOCUMENTOS E NORMAS PARA  CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO

DOCUMENTAÇÃO MÍNIMA NECESSÁRIA

1. Fotocópias das Carteiras de Identidade dos Noivos.
  2. Certidões de Batismo atualizada dos Noivos – validade seis (6) meses.
  3. Comprovante de Eucaristia e Crisma
  4. Certidão comprovando que ambos os Noivos participaram do Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial (“Curso de Noivos”).
  5. do Cartório de Registro Civil, indicando a data e o local onde o Declaração Casamento Civil será realizado.
  6. Comprovante de residência, água, luz ou telefone.
  7. Menores de 18 anos: obrigatória a presença dos pais, para assinar o consentimento.
  8. Pessoas sem o batismo e/ou de outra denominação religiosa deve conversar antecipadamente com o pároco para devidas orientações e dispensas.

OBS: Todos estes documentos são obrigatórios. Deverão ser entregues no início do Processo de Habilitação Matrimonial e no máximo 40 dias antes da cerimônia religiosa.

Valor da Taxa: R$ 380,00 | Transferência:  R$ 200,00

Informações importantes:

1. A Paróquia NÃO celebra casamento religioso com efeitos civis
  2. Toda a documentação exigida (item A) deverá ser entregue na Paróquia onde residem os Noivos, com a antecedência máxima de 03 (três) meses antes da data marcada para o casamento, de modo a permitir a publicação dos proclamas e a preparação do Processo de Habilitação Matrimonial.
  3. O processo matrimonial (incluindo os proclamas) tramita nas Paróquias onde os Noivos residem. Assim, na hipótese dos Noivos residirem em Paróquias diferentes, o processo matrimonial deverá caminhar em cada uma das respectivas Paróquias que eles residem, em tempo hábil. Para os casos em que o Processo de Habilitação Matrimonial estiver sendo feito em outra paróquia e o casamento for marcado nesta igreja, pede-se que a Transferência seja feita com 1 (um) mês de antecedência da data da cerimônia.
  4. O processo será feito somente com a presença dos noivos. O noivo e a noiva devem comparecer na secretaria da igreja onde um deles reside, com os documentos (acima assinalados) 3 (três) meses antes da realização do casamento para fazer o Processo de Habilitação Matrimonial. Não aceitamos agendamento e entrega de documentação via terceiros (pais, amigos, parentes, etc).
  5.  Não é permitido realizar a cerimônia do casamento em salões de festa, teatros, capelas particulares, clubes, etc, segundo o diretório e as normas da Arquidiocese de Curitiba.
  6.  Não nos responsabilizamos e não abrimos exceções para os que marcarem o casamento na igreja de última hora. Nesta comunidade deve se marcar a cerimônia com 3 (três) meses de antecedência segundo nossas orientações próprias.

SOBRE A CELEBRAÇÃO

Dias e Horários

Na Paróquia Santuário São José os casamentos são celebrados somente ás 19 horas e nas Igrejas (Comunidades: N. Sra. Assunção, São João Maria Vianney, N. Sra. do Rocio) que constituem a Paróquia, os casamentos são celebrados somente aos sábados às 17h30m. A duração da celebração não poderá ultrapassar de uma (01) hora, a contar do início da entrada das Testemunhas, devendo iniciar rigorosamente no horário programado.

Para os casos de Legitimação pede-se aos noivos que combinem a data e o horário diretamente com o pároco.