DIAS QUE OCORREM

Reuniões quinzenais, na segunda e quarta terça-feira do mês às 20h

OBJETIVOS

COMO SURGIU A INFÂNCIA MISSIONÁRIA?

Teve então a ideia de convocar as próprias crianças para enfrentarem o desafio-“Crianças ajudam e evangelizam crianças”- Ele, desejoso de apoiar as atividades dos católicos na China, propôs as crianças de Paris que ajudassem outras crianças, recitando uma ave Maria por dia e oferecendo uma moeda por mês. Fundando a obra da Santa Infância, no dia 19 de maio de 1843, em Paris. E, hoje chamada INFÂNCIA MISSIONÁRIA.

QUAIS OBJETIVOS?

O fato de salvar crianças da morte certa e dar-lhes oportunidade de sobreviver e serem batizadas fez com que o novo projeto de D Carlos despertasse simpatia e acolhida, enquanto expressão de caridade cristã e solidariedade universal. Assim foram definidos seus objetivos pelo fundador:

  • Salvar as crianças da morte e da miséria;
  • Batizá-las e educá-las como cristãs;
  • Prepará-las para serem apóstolos de outras crianças, orientando-as na vocação e profissão.

Desde a segunda metade do século 19 até os nossos dias, graças à atividade de educadores com espirito missionário, centenas de milhares de crianças foram sensibilizadas e comprometeram-se neste movimento de solidariedade universal.


AS CORES

Continente significa cada uma das grandes divisões da Terra. E estas divisões tornam-se conhecidas por um nome: Ásia, África, Europa, América, Oceania. No contexto  missionário, cada um deles receberam uma cor que os representam, este ano as doações do cofrinho vão para Oceania:

  • A cor verde recorda a África, com suas florestas e também a esperança do crescimento da Fé cristã, graças também aos missionários que lá se encontram.
  •  A cor vermelha lembra as Américas, por causa da pele dos primeiros habitantes, os índios, (“os peles-vermelhas”, como foram chamados na América do Norte) e também o sangue dos mártires, derramado por estes povos na época da conquista destas terras pelos europeus e nos nossos dias. Mártires de ontem e de hoje.
  • A cor branca representa a Europa, terra da raça branca. É também o continente que tem a presença do Papa, o grande mensageiro e missionário da paz.
  • A cor azul lembra a Oceania, continente formado por muitas ilhas e necessitado de missionários, mas que já envia seus missionários para outras terras, inclusive para o Brasil. É também o continente da ecologia, ou seja, o que mais luta pela preservação da natureza.
  •  A cor amarela representa a Ásia, continente da raça amarela, berço das antigas civilizações, culturas e religiões. Lá se encontra quase metade da população do planeta e a menor porcentagem de
    cristãos. Vivem os extremos da riqueza e da pobreza.
    Fonte: www.pom.org.br