Home / Homilia e Mensagem / Palavra do Reitor

Palavra do Reitor

Iniciamos o mês de novembro celebrando em memória dos fiéis falecidos. Um dia em que deixamos aflorar todo a nosso conteúdo simbólico da esperança cristã na ressurreição. Um dos aspectos que faz parte do nosso afeto humano pelos nossos entes queridos que alcançaram o destino final é a visita aos campos santos, ou seja, o último dormitório , que, segundo a tradição cristã nos encaminhará até a Casa do Pai.

As flores, as velas, as orações, as celebrações. Tudo faz parte daquilo que existe dentro do coração humano: o amor. É próprio do ser humano de expressar seus sentimentos através de símbolos, que nos remetem a uma outra realidade. Quando celebramos a missa dos fiéis falecidos conseguimos entrar em comunhão com nossos irmãos e irmãs que nos precederam na caminhada rumo à cidade do alto, a nossa pátria definitiva.

Para que possamos também nós, um dia, penetrar na futura cidade precisamos percorrer  “o caminho”.  A antiga canção nos lembra quem é este caminho: ”Nós somos caminheiros que marcham para o céu, Jesus é o caminho que nos conduz a Deus”. Crer no Filho de Deus torna-se para nós caminho de libertação, de esperança e de descanso. Celebremos com fé a solenidade dos fiéis falecidos. “Senhor, para os que crêem em vós a vida não é tirada, mas transformada. E desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado no céu um corpo imperecível”. (Prefácio dos fiéis falecidos).

Pe. Pedro César Pereira – Reitor do Santuário São José

Palavra do Reitor

Um navegador necessita de instrumentos indicativos para chegar ao seu destino. Um atleta para conquistar …