Home / Homilia e Mensagem / Palavra do Reitor

Palavra do Reitor

Iniciamos o mês de novembro celebrando em memória dos fiéis falecidos. Um dia em que deixamos aflorar todo a nosso conteúdo simbólico da esperança cristã na ressurreição. Um dos aspectos que faz parte do nosso afeto humano pelos nossos entes queridos que alcançaram o destino final é a visita aos campos santos, ou seja, o último dormitório , que, segundo a tradição cristã nos encaminhará até a Casa do Pai.

As flores, as velas, as orações, as celebrações. Tudo faz parte daquilo que existe dentro do coração humano: o amor. É próprio do ser humano de expressar seus sentimentos através de símbolos, que nos remetem a uma outra realidade. Quando celebramos a missa dos fiéis falecidos conseguimos entrar em comunhão com nossos irmãos e irmãs que nos precederam na caminhada rumo à cidade do alto, a nossa pátria definitiva.

Para que possamos também nós, um dia, penetrar na futura cidade precisamos percorrer  “o caminho”.  A antiga canção nos lembra quem é este caminho: ”Nós somos caminheiros que marcham para o céu, Jesus é o caminho que nos conduz a Deus”. Crer no Filho de Deus torna-se para nós caminho de libertação, de esperança e de descanso. Celebremos com fé a solenidade dos fiéis falecidos. “Senhor, para os que crêem em vós a vida não é tirada, mas transformada. E desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado no céu um corpo imperecível”. (Prefácio dos fiéis falecidos).

Pe. Pedro César Pereira – Reitor do Santuário São José

Sobre Santuário São José

avatar

Além disso, verifique

Palavra do Reitor

Um navegador necessita de instrumentos indicativos para chegar ao seu destino. Um atleta para conquistar …