Home / Pastorais / Pastoral Familiar

Pastoral Familiar

pastoral_familiar01Para começar a falar das atividades da Pastoral familiar, lançarei mão de uma citação da Exortação Apostólica do papa Francisco, intitulada Evangelii Gaudium, que nos diz o seguinte:

Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que este con­vite não lhe diz respeito, já que da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído.

Com a imensa alegria de estar em plena comunhão com o pensamento da Igreja, a Pastoral Familiar quer ser testemunho vivo destas palavras, que nos convocam a uma atitude de acolhimento a todos que buscam se encontrar com Jesus Cristo. Sendo Pastoral Familiar, nosso esforço se dá em atender toda a família e não somente o casal, pois isso seria um contracenso. Como poderíamos deixar de fora os filhos, os (as) avós, as mães que criam sozinhas os seus filhos, os pais que criam sozinhos os seus filhos, os casais de segunda união? Sendo assim, nosso esforço em acolher dignamente todos e todas, tem como base principalmente a Palavra de Deus que constantemente nos convoca e nos provoca a tomarmos uma atitude verdadeiramente cristã diante dos desafios da atualidade.

Para tanto, nossos encontros são semanais e ocorrem todas as terças feiras (a não ser quando há cinco terças no mês) às 20 horas no salão ou em uma das salas do centro catequético. São reuniões com objetivos e temas diversificados que abrangem desde a formação para os trabalhos pastorais, até a celebração de aniversários. Os membros da Pastoral Familiar estão envolvidos nas mais diversas atividades que ocorrem no Santuário São José, como por exemplo, formação de noivos para o Sacramento do Matrimônio, casamento comunitário, bem como nos almoços e atividades festivas que fazem parte da vida paroquial. Outro momento importante da Pastoral Familiar, é o retiro das famílias, onde toda a família participa, sendo que para os jovens e as crianças, contamos com a valiosa parceria da Juventude e Infância Missionária.

Juntamente com nosso amado Papa Francisco, gostaríamos de reafirmar o convite a “todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo”, unindo-se à Pastoral Familiar em sua missão de acolher e lutar pela dignidade das famílias diante de tantos desafios e dificuldades que essa abençoada instituição vem enfrentando, pois “grande é a messe e poucos são os operários” (Lc 10, 2).

Sintam-se todos e todas, muito bem vindos e bem vindas a essa maravilhosa oportunidade de contribuir na construção do Reino de Deus por meio da Pastoral Familiar do Santuário São José do Capão Raso.

Contato: Renato e Claudia.

E-mail: renobsantos@ig.com.br

Um comentário

1. avatar

Olá,eu e meu marido gostaríamos de casar na igreja,porém ele precisa fazer a crisma e 1ª comunhão.Eu já tenho os 3 sacramentos,batismo,crisma e 1ª comunhão.Quando terá casamento comunitário e como vcs poderiam nos ajudar?
    Podemos casar antes que meu marido termine a catequese?
    Obrigada e que Deus abençoe