Pe. William Rone da Silva Lemes

William Rone da Silva Lemes, nasceu em Curitiba aos 13 de Julho de 1990,  filho de  João da Silva Lemes (natural Peabirú-Pr) e de Antonia Salete S. da Silva Lemes (natural Capinzal-SC). É segundo filho de três filhos: Janaina M. Lemes Rocha de Carvalho casada com Luiz Marlon Rocha de Carvalho e duas Sobrinhas: Giovanna Lemes Rocha de Carvalho e Laura Lemes Rocha de Carvalho e a irmã Kátia Aparecida da Silva Lemes.

Foi batizado em 06 de Janeiro de 1991 na Paróquia São Paulo apóstolo Matriz de Capinzal na diocese de Joaçaba-SC, pelo Pe. Jandir Zanchettin da OFM Cap (In memoriam), seus padrinhos foram os avós: Antonio Sacco  (in memoriam) e Margarida Silvina Sacco. Fez à primeira confissão e primeira Eucaristia no dia 04 de novembro de 2001 na paróquia Anjo da Guarda – Almirante Tamandaré. Recebeu o sacramento da Confirmação no dia 26 de Janeiro de 2003, pelo então bispo auxiliar de Curitiba Dom Ladislau Biernaski (in memoriam) sendo madrinha: Maria Joana de Cristo, sua catequista da etapa do Crisma.

Sua formação escolar foi realizada nas seguintes instituições: Escola municipal Coronel João Cândido de Oliveira (1997-2000), Colégio Estadual Maria Pereira Martins (2001-2004) e Colégio Arquidiocesano de Curitiba (2005-2007).

William, iniciou seu acompanhamento vocacional no ano de 2004 no Seminário Menor São José-Órleans, com o Pe. João Maria Stech, coordenador da pastoral vocacional e o  seminarista Celmo Suchek de Lima. Incentivado pelo Pe. Rivael de Jesus Nascimento, pároco da Paróquia Anjo da Guarda. Recebeu a aprovação para ingressar no seminário no dia 27 de novembro.

O ingressou no Seminário Menor São José em Órleans, ocorreu em 13 de fevereiro  de 2005, sendo seus primeiros formadores: Pe. Celso Antonio Marchiori, Reitor,  Vice-Reitor Pe. Fábio Endler e diretor espiritual: Pe. Francisco Fabris, nesse tempo prosseguiu os estudos no colégio Arquidiocesano de Curitiba onde concluiu o 2º Grau (Ensino Médio).

No ano de 2008 ingressou  no Seminário Maior Bom Pastor,  onde conclui em 2010 o curso de Licenciatura em filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Filosofia-Uniandrade.

Realizou seus trabalhos pastorais na paróquia Anjo da Guarda, como seminarista; até 2010, no ano seguinte foi designado para a Paróquia Senhor Bom Jesus Ferraria-Rondinha em Campo Largo, por quatro anos;  onde contou com apoio e incentivo do reverendíssimo pároco Pe João Paulo Jareke.

Em 13 de fevereiro de 2011 ingressou no Seminário Maior Teológico Rainha dos Apóstolos, onde conclui os 4 anos do curso de teologia no Studium Theologicum, obtendo o bacharelado pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma em 10 de dezembro de 2014, e, com reconhecimento do curso junto ao MEC (Ministério da Educação).

Em 23 de outubro de 2012 recebeu o ministério de leitorado, conferido por Dom Moacyr José Vitti (In memoriam) Arcebispo Metropolitano de Curitiba. .Em 12 Novembro de 2013 recebeu o ministério de Acolitado, todos na capela do Seminário  Maior Teológico Rainha dos Apóstolos.

Aos 25 de agosto de 2015, fez o pedido de admissão ao 1º grau da ordem o Diaconado, pedido este realizado na Cúria Metropolitana de Curitiba. Em 01 de Setembro de 2015 é admitido às Ordens Sacras mediante rito próprio na capela do seminário Maior Teológico Rainha dos Apóstolos. Conferido por Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba.

No dia 01 de Novembro de 2015, foi ordenado diácono por Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo metropolitano de Curitiba, na Paróquia Anjo da Guarda. Sendo provisionado para exercer o diaconato no Seminário São José em Orleans; Como Vice Reitor do mesmo.

Aos 04 de maio de 2016, realizou junto a Cúria Metropolitana de Curitiba o pedido de ordenação presbiteral e o juramento de ordenação presbiteral (CDC Cân. 1036 e 1037).

No ano Santo Extraordinário da Misericórdia aos dias 25 de Junho de 2016 foi ordenado presbítero,  pelas mãos de D. José Antonio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba na Paróquia Anjo da Guarda em Almirante Tamandaré-Pr.  O lema escolhido pelo neo sacerdote é tirado da carta de S. Paulo aos Coríntios “Feito tudo para todos” Omnia omnibus factus (II Cor 9,22b).

FUNÇÕES EXERCIDAS

  • Aos 05 de agosto de 2016, foi nomeado Vice-Reitor, promotor vocacional e mestre de disciplina do Seminário Menor São José. Realizou os estudos vocacionais pela Escola Vocacional pelo Regional Sul II, concluindo em 2 anos o curso.
  • Aos 14 de março de 2018, foi eleito secretário da ARSEM, associação dos Reitores de Seminários Maiores na Arquidiocese de Curitiba. Prossseguindo com os estudos,  pós graduado em Educação pela Faculdade Bagozzi, concluídos em 2018.
  • Aos 05 de Agosto de 2018, tomou posse como vigário na Paróquia Santuário São José Capão Raso.

 

“Feito tudo para todos” (II Cor 9,22b)

Omnia omnibus factus

error: Este conteúdo é protegido!!