This domain has recently been listed in the marketplace. Please click here to inquire.

spamcheckr.com

Home / Notícias / Voz de José – Novembro 2016

Voz de José – Novembro 2016

voz-de-jose2 de novembro, “Dia de Finados” é dedicado às homenagens aos falecidos. É o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Enquanto o “Dia de Todos os Santos” (1º de novembro) celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados, o “Dia de Finados” celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração do Dia de Todos os Santos. A Igreja Católica refere-se a esse dia como sendo o dia da Celebração de todos os Fiéis Defuntos.

É o dia do amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca, mesmo que esteja distante; amar é saber que o outro necessita de nossos cuidados e de nossas preces mesmo quando já não o podemos ver. Afirma a Igreja Católica: Reconhecendo cabalmente esta comunhão de todo o corpo místico de Jesus Cristo, a Igreja terrestre, desde os tempos primevos da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos (…) e, ‘já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados’ (2Mc 12,46), também ofereceu sufrágios em favor deles.

A visão cristã da morte é expressa de forma privilegiada na liturgia da Igreja: Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível (cf. CIC nº 1012). Portanto, para nós católicos, dizer que quando uma pessoa

morre tudo acabou não é verdade.

Acreditamos que o testemunho de vida daquele que morreu fica como luz acesa no coração de quem continua a peregrinação. Por isso, acendemos velas no Dia de Finados, buscando celebrar e perpetuar a luz do falecido. Também são comuns as visitas aos cemitérios. Sobre essa prática, o Papa emérito Bento XVI destacou a sua importância por ocasião da catequese que realizou no dia 2 de novembro de 2011. Ele disse: “Também a visita aos cemitérios, ao mesmo tempo que guarda os laços de afeto com aqueles que nos amaram nesta vida, recorda-nos que todos tendemos para uma outra vida, para lá da morte”.

Boa leitura, PASCOM

Pastoral da Comunicação

Ler Voz e José OnLine

Ganhadores do Festival de Prêmios da festa do Jubileu de Diamante da Paróquia São José