Home / Notícias / Voz de José – Setembro 2016

Voz de José – Setembro 2016

Voz de Jose Setembro

O mês de setembro é também o mês da Bíblia. Ela é a Palavra de Deus, porque foi escrita sob a inspiração do Espírito Santo. Assim diz um documento do Concílio Vaticano II, chamado “Dei Verbum”, sobre a Bíblia Sagrada: “As verdades reveladas por Deus, que estão contidas e se manifestam na Sagrada Escritura, se consignaram por O Mês de Setembro inspiração do Espírito Santo” (DV, 11). Portanto, Deus inspirou os autores humanos dos livros sagrados. Podemos dizer que Deus nos entregou duas obras: a vida e a Bíblia. Uma ajuda a compreender a outra. A vida é a estrada na qual viajamos, a Bíblia é como o mapa rodoviário. A Palavra de Deus é como a luz, que ilumina e nos faz enxergar as coisas. A luz é para iluminar, clarear o caminho. Se alguém fica olhando só para a luz, ou diretamente para o sol, aos poucos não verá nem o sol e nem o que ele quer iluminar. Assim acontece com as pessoas que ficam olhando só para a Bíblia e não a relaciona com a vida. Acabam não entendendo nem a Bíblia e nem o que ela que iluminar, ou seja, a vida. Neste mês da Bíblia, peçamos a Deus que sua palavra seja “lâmpada para nossos passos e luz para nosso caminho” (Sl 119,105). Como os discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), escutemos a Palavra de Deus, sobretudo quando estamos desanimados, ou quando nos vem o medo e parece que a única saída é mesmo fugir e ir embora. Nessas horas a Palavra de Deus nos traz vida e nos faz “arder o cora- ção” (Lc 24,32). A própria Bíblia Sagrada nos alerta para que sejamos “praticantes da Palavra de Deus, e não meros ouvintes” (Tg, 1,22). Assim, com a Bíblia nas mãos e os pés no chão da realidade, podemos construir uma vida melhor e uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.
Boa leitura, PASCOM
Pastoral da Comunicação

Ler Voz de José Online

Festa das Capelinhas 2017 – Maria: Mãe da Confiança “Fazei tudo o que Ele vos disser”